As oferendas são presentes destinados a entidades místicas, para agradecimento ou proteção no amor, trabalho e saúde, oferecidos em rituais afro-brasileiros da umbanda e candomblé, por devotos de todas as camadas sociais. As comidas e bebidas acompanhadas de flores, velas e outros mimos são colocadas em matas e praias, de acordo com a orientação de um pai-de-santo, conforme cada orixá.
A mostra do artista SID BOND apresenta paisagens da Cidade Maravilhosa, em que também está expresso o misticismo que tão bem representa o sincretismo religioso dos brasileiros. A poesia misteriosa das oferendas, então, é trazida neste ensaio por uma expressão da miscigenação existente nas origens do povo brasileiro.
O artista, de ascendência ucraniana, mas carioca da gema, procurava retratar as belezas naturais do Rio de Janeiro, quando, atraído pela sinergia entre as paisagens e as oferendas, acabou percebendo nestas imagens uma vertente cultural que traduz um pouco da alma do Brasil.
Finalmente, esta exposição é uma reedição da ocorrida em Paris no espaço Noveau Latine no Maré, onde participou da abertura do Festival Brasileiro de Cinema na França em maio de 2010, e ainda en Toronto Canadá, em setembro de 2010.